
SOBRE A ACADEMIA LITERÁRIA FEMININA RS
A sociedade contemporânea vive um momento de estudo comportamental e cultural da história de gênero, valorizando as trajetórias de personalidades femininas que contribuíram para este processo de desenvolvimento e preservação cultural nas últimas sete décadas.
Assim, há uma demanda significativa de intelectuais na busca histórica de nomes expressivos de mulheres que integram e integraram o Quadro Acadêmico, bem como a trajetória vivencial da própria Academia.
A pesquisa direta com o material produzido pelas acadêmicas e suas patronas, dando visibilidade a suas obras e promovendo o conhecimento de trabalhos importantes produzidos desde o século XIX e ao longo do século XX é a principal demanda atendida pela Academia Literária Feminina atualmente.
A Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul sempre promoveu trabalhos de resgate histórico, mas agora precisou adequar-se às novas tecnologias e à mídia digital, por isso a necessidade da criação do Site para disponibilizar o acervo acadêmico, virtual e livresco, que poderá ser acessado pela comunidade da internet.
Acredita-se que a maior contribuição será a aproximação da comunidade com a Academia Literária Feminina do RS e a visibilidade de seu acervo, em geral de excelente produção intelectual, e em muitos casos quase inédito, em especial para a geração mais jovem.
A modernidade se caracteriza pela velocidade das informações, infovias, e pela efemeridade dos conteúdos, acessos descartáveis. Tudo se mundializa e se virtualiza.
A cultura se dilui numa modernidade líquida. Insinua-se e se apresenta como nova, numa relação de complementaridade de vertentes que, por vezes, pensa impossível, símbolos universais sobrepõem-se às representações culturais locais.
Acontece cotidianamente no movimento feminista local, engajamento em lutas universalizadas menosprezando ações locais, consistentes e transformadoras. Impõe-se modificar o comportamento, mostrar a possibilidade de investir na cultura e na educação como ações transformadoras da sociedade. Nesse sentido há dois aspectos importantes: o primeiro, a educação, que transpõe barreiras de caráter reflexivo, emerge o discernimento; e o segundo, a cultura, que transpõe as barreiras de caráter social, emerge a identidade. As conquistas sociais e a diminuição dos preconceitos resultam do comprometimento entre educação e cultura.
Um exemplo deste contexto é o livro “Divórcio?” que trás esse tema para o debate já em 1912. Andradina de Oliveira – professora, escritora, conferencista e dramaturga – atuava nesses dois eixos, educação e cultura. Promoveu através de conferências e obras encenadas o questionamento/ensinamentos sobre os temas inquietantes da época.
Sua luta pelo espaço profissional para sustentar sua família depois da morte do marido ainda jovem, a transformou numa ousada e respeitada intelectual, quando a expectativa da sociedade daquela época era de que a mulher se dedicasse somente às tarefas domésticas. Feminista focada na conscientização dos direitos femininos publica sua conferência “A mulher através dos tempos”, em série, no Teatro São Pedro, em Porto Alegre. Andradina de Oliveira discute também a “condição da mulher de teatro” tema discutido por feministas reunidas em Berlim, na Alemanha.
Sua sofisticada condição intelectual proporcionou uma grande contribuição à sociedade nacional, observando os acontecimentos de luta pelos direitos das mulheres no mundo (global) e introduzindo os temas no seu país (local), criando movimentos integrados a cultura regional para promover a sua transformação.
Este tema ainda hoje é política pública estruturante para as mulheres segundo planejamento e programas desenvolvidos pela Secretaria Especial de Políticas para a Mulher da Presidência da República.
O patrimônio material compreende o prédio da Academia, o livro Presença Literária, a Coleção Sempre Viva e demais literaturas publicadas pela instituição.
O prédio da sede, pela ação do tempo necessita de uma manutenção e de adaptações com vistas a atender a legislação para promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais. Serão realizadas ações focadas na recuperação e adaptação do prédio, através de projetos, campanhas e sensibilização da sociedade.
O livro Presença Literária e a Coleção Sempre Viva são projetos já consolidados pela Academia e responsáveis pela divulgação da produção intelectual das acadêmicas e sócias, constituindo-se em importantes projetos da Academia.
O patrimônio imaterial compreende dois projetos: a Preservação e Difusão do Patrimônio Imaterial da ALFRS composto pelos vídeos e o Resgate e Divulgação do Patrimônio Imaterial da ALFRS, composto por portal.
O projeto “Preservação e Difusão do Patrimônio Imaterial da ALFRS” será realizado através da produção de vídeos, resgatando a história de cada acadêmica e também da Academia como instituição voltada para a cultura. O trabalho terá três etapas: a primeira composta pela pesquisa e entrevista; a segunda, produção e realização dos vídeos; e a terceira, a divulgação e distribuição dos produtos culturais.
O projeto “Resgate e Divulgação do Patrimônio Imaterial da ALFRS” objetiva disponibilizar o patrimônio imaterial na mídia adequada ao comportamento da sociedade moderna, que são os espaços virtuais de interatividade e complementaridade, através de um Portal, aproveitando a sinergia existente entre informação virtual via site e a comunidade.
Dessa maneira o acervo poderá ser acessado pelos internautas locais (brasileiros) e globais (estrangeiros) através da rede a um simples “clic” no computador, pois o caráter interativo e multipolar da comunicação virtual rompe limites demandados por instituições hegemônicas e pela mídia (textos, sons e imagens); o indivíduo escolhe e consome o que quiser nos horários, nas frequências e nos ângulos de abordagem de sua preferência. A Internet é um espaço fértil de infovias porque a sua comunicação funda-se na reciprocidade com dimensão comunitária e circular.
Assim, a Academia Literária Feminina RS, ALFRS, disponibilizará à comunidade o acesso ao acervo bibliográfico e videográfico para pesquisa, possibilitando o conhecimento da sua existência de forma gratuita e espontânea.
As características da tecnologia moderna via Internet (rede), é de navegação, interatividade e conectividade, resultando num maior leque de informação e, se direcionado corretamente, maior conhecimento sobre os diversos temas pesquisados. O Portal será uma opção de conhecimento, informativo e educativo, gratuito. Além de ser uma fonte de inspiração e estímulo para a formação intelectual e cultural da cidadania.