
A Academia Literária Feminina do Rio Grande do Sul, ALFRS é uma associação de caráter cultural e congregada de mulheres, criada em 12 de abril de 1943, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada e com sede e foro no município de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, onde se localiza na Rua Sarmento Leite, 933.
A ALFRS tem como objetivos contribuir para a valorização cultural e intelectual da mulher; incentivar a pesquisa científica e estimular a criação de obras de caráter literário e artístico; promover atividades culturais para o reconhecimento da plena cidadania da mulher.
A Academia compõe-se de 40 membros titulares, vitalícias, ocupantes de uma cadeira que tem como patrona uma escritora da literatura sul-rio-grandense ou naiconal, a quem cabe pagar uma contribuição anual, fixada pela Diretoria, com direito de votar e ser votada para os cargos diretivos.
Desde sua fundação a Academia trabalha ininterruptamente para associar talentos e promover atividades culturais para o reconhecimento da plena cidadania. Dessa maneira acumulou ao longo do tempo um acervo significativo de produção literária de suas acadêmicas, em revistas, livros e coleções que, juntamente com o prédio próprio, constituem o patrimônio material da Academia. Em 15 de agosto de 2007, a Academia foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul, através da Lei nº 12.772 publicada no Diário Oficial de 04 de setembro de 2007.